Bahia

Bancários podem entrar em greve na próxima semana; assembleia acontece nesta sexta

Categoria reivindica a renovação da convenção coletiva

Sindicato dos Bancários da Bahia
Sindicato dos Bancários da Bahia

Bancários de todo o Brasil podem iniciar uma greve na próxima semana para reivindicar a renovação da convenção coletiva da categoria. Em entrevista ao Portal Salvador FM, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos revelou que será realizada uma assembleia nesta sexta-feira (26) para discutir a situação.

“Estamos na décima quarta rodada de negociações com a FENABAN [ Federação Nacional dos Bancos]. Até agora, o setor mais lucrativo da economia não apresentou uma proposta decente para os trabalhadores e trabalhadoras do sistema financeiro. Bancários de todo o país estão mobilizados, realizando protestos e manifestações diariamente nas agências. O sindicato não vai aceitar perda de direitos. Nossa convenção coletiva de trabalho é uma referência internacional, uma das maiores convenções coletivas do mundo. No entanto, os caras que mais lucraram no Brasil estão colocando muitas dificuldades para manter os nossos direitos”, disse Augusto.

Segundo o presidente, a FENABAN apresentou uma proposta que não agradou a categoria. “Apresentaram uma proposta ridícula que não assegura sequer a reposição da inflação nos salários e isso é inaceitável”, destacou. 

Apesar da possibilidade da greve, os bancários estão abertos à negociação. “A gente sabe que a greve traz transtornos e dificuldades, não queremos que isso aconteça, mas precisamos que os nossos patrões assumam o compromisso e a responsabilidade social para manter os direitos da categoria, e assegurar melhores condições de trabalho”, finalizou.