A baiana Mila D'oliveira, de 34 anos, utilizou as redes sociais para denunciar a companhia aérea LATAM Brasil, por ter esquecido sua cadeira de rodas durante a viagem que fez entre sábado (9) e a madrugada deste domingo (10), de Milão, na Itália, para Salvador.
“É algo absurdo. Uma cadeira de rodas não é algo que se esquece no aeroporto, sendo que você sabe que do outro lado tem uma pessoa que vai precisar daquilo ali para fazer o básico, que é se locomover”, iniciou em contato com o G1.
“Para mim é horrível ficar em qualquer outra cadeira que não seja a minha, porque eu tenho fraqueza muscular, eu não sustento bem o meu tronco, meu pescoço e mesmo assim eu fiquei em uma cadeira lá qualquer. Uma cadeira que estava precária e a minha irmã veio segurando o meu pescoço durante todo tempo”, continuou.
Ao pousar na capital baiana, por volta da 0h20 de hoje (10), Mila tomou conhecimento que sua cadeira de rodas motorizada não foi encontrada pelos funcionários do avião. “Vi o cara entrando no avião, procurando saber cadê a minha cadeira. Eu fiquei um tempão dentro da aeronave depois que todo mundo já tinha desembarcado e ele disse que o pessoal do porão falou que não tinha nenhuma cadeira lá embaixo”.
A baiana foi retirada da aeronave com uma cadeira de rodas do aeroporto, mas nenhuma solução foi sugerida. “A gente ficou ainda um tempo com os comissários ponderando, pedindo desculpa, mas nada resolutivo. Minha família já tinha notado que estava faltando uma das malas, estavam me esperando para reclamar e preencher o formulário”, explicou.
“Eles ainda ficaram assim: ‘Não sei se pode levar [a cadeira de rodas]’ e eu falei assim: ‘Se você quiser você me tira da cadeira e me dar uma outra solução, mas eu preciso ir para casa com alguma cadeira já que você sumiu com a minha. Não tem como eu sair daqui porque eu não tenho outra para ficar’”.
"Só vieram dar notícia da minha cadeira hoje, por volta das 11h. Eu saí de lá com a cadeira do aeroporto”, finalizou.
Através de nota, a LATAM informou que se sensibiliza e lamenta o ocorrido. A empresa informou que não mediu esforços para localizar a cadeira de rodas da cliente, que estava retida na Receita Federal (alfândega) em Guarulhos. A empresa afirmou que a situação foi "totalmente alheia ao controle da companhia".
De acordo com a companhia aérea, a cadeira de rodas seguirá no voo LA3198 (São Paulo/Guarulhos – Salvador) neste domingo. Por fim, reiterou que está em contato e prestando toda a assistência necessária à passageira.
Localizaram minha cadeira, mas ainda não está comigo, estou aguardando eles me entregarem. A mala de minha prima que viajou comigo segue perdida, sem notícias.
— Mila (@milamesmo) April 10, 2022