Bahia

Bahia registra mais de 5 mil casos envolvendo escorpiões em 3 meses

Dez cidades entram na lista de maior frequência de casos em 2024

Divulgação | Ministério da Saúde
Divulgação | Ministério da Saúde

ABahia registrou até o início do mês de abril, 5.353 casos de acidentes com escorpiões. Deste número, apenas entre 1° janeiro e 31 de março foram 5.347 contabilizados. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

o Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia ( CIATox-BA) informou que é possível que este ano o número seja maior que o trimestre de 2023, quando foram registrados 5.622 caos.

De acordo com Jucelino Nery, diretor do CIATox-BA, a frequência de acidentes com escorpiões está relacionada a um conjunto de fatores, como o tamanho da população, o clima, problemas de saneamento básico, desmatamentos, espécies predominantes de escorpião.

Além disso, a existência de predadores (corujas, sapo, lagartixas etc.) e a realização de ações públicas de orientação à população e de manejo e controle desses animais pelos órgãos competentes.

Ainda segundo o diretor, uma das explicação para que a cidade de Vitória da Conquista apareça em primeiro lugar é o número de habitantes. O município do sudoeste baiano ocupa o terceiro lugar entre as cidades mais populares da Bahia.

Na Bahia, os 10 municípios de maior frequência de casos em 2024 são:

Vitória da Conquista (150)
Jequié (113)
Feira de Santana (112)
Irecê (111)
Seabra (84)
Poções (77)
Cândido Sales (63)
Barreira (55)
Conceição do Coité (55)
Itaberaba (53)