A Bahia registrou um aumento de 131,2% em casos de covid-19 registrados na última semana – entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro, com um total de 654 testes positivos. Na semana anterior – de 22 a 28 de outubro –, foram contabilizados 279 casos. Os dados não englobam testes de farmácia.
Em todo o mês de outubro, a Bahia registrou cinco óbitos em decorrência da covid-19. Nesta segunda-feira (6), cinco pessoas estão internadas com a doença. Todas são adultas e quatro delas estão em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e uma está em leito de enfermaria.
Desde o início da pandemia, o estado registrou 1.809.050 testes infectados – parte deles são de pessoas que ficaram doentes mais de uma vez. De 2020 para cá, a Bahia perdeu 31.741 pessoas para a covid-19.
Salvador
Salvador tem enfrentado uma nova onda de casos de Covid-19 e, com o alarme, a Secretaria de Saúde tem planejado uma nova estratégia. Na sexta-feira (3), a titular da pasta, Ana Paula Matos (PDT), revelou que os principais afetados têm sido os cidadãos que ainda não completaram o ciclo vacinal.
"Temos percebido que, sim, estamos com a alta de casos, mas sem agravamento, pelo menos não em grande quantidade. Os casos excepcionais que estão agravando, a gente identifica que são pessoas que não completaram o ciclo vacinal", afirmou em entrevista coletiva durante o evento de abertura do Liberatum.
A vice-prefeita também deu detalhes sobre a nova estratégia adotada pela Saúde para que a situação não fuja do controle.
"Estamos ampliando esse acesso, vacinando nas comunidades, nos terreiros, nas igrejas, onde tiver agrupamento. Onde nos chamam, a gente está indo. Estamos buscando ter estratégias de ampliação do acesso", citou.