Uma mulher e a neta dela morreram após ficarem soterradas durante um deslizamento de terra em Águas Claras, bairro de Salvador, nesta quinta-feira (23). As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Salvador (SMS) e também pelo Corpo de Bombeiros. A situação ocorreu durante as fortes chuvas que atingem a cidade desde a manhã.
O deslizamento de terra foi registrado por volta das 9h30 desta quinta. Na hora, havia cinco pessoas dentro da casa: o casal, dois filhos do casal e a neta deles de quatro meses. No total, quatro pessoas ficam soterradas. A quinta pessoa conseguiu sair a tempo.
Após o caso, os vizinhos relataram ter conseguido retirar a criança e a mãe dela, que é filha do casal. Já o homem foi retirado com ajuda do Corpo de Bombeiros. A esposa do homem, Maria da Conceição Teixeira, de 41 anos, só foi localizada nos escombros por volta das 12h40, mais de três horas após o caso.
O bebê, que tinha quatro meses, e a mãe, filha do casal, chegaram a ser socorridas para uma unidade de saúde. Apesar disso, a criança morreu horas depois. O corpo dela está no necrotério da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valéria.
Já a avó dela, dona Maria da Conceição Teixeira, de 41 anos, não conseguiu ser resgatada e morreu quatro horas após ficar soterrada. Os bombeiros acreditam que a mulher tenha morrido após ficar sem ar.
Até por volta de 13h3o, o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estavam no local tentando retirar o corpo da mulher dos escombros.
O marido dela está na UPA de Valéria após sofrer cortes no pé. Não há informações sobre o estado de saúde da mãe da criança.
Chuva em Salvador
A chuva forte causou estragos em Salvador nesta quinta-feira. Alagamentos foram registrados na Avenida Paralela, Rua Régis Pacheco, no bairro do Uruguai, em pontos do bairro da Calçada e outros locais da Cidade Baixa. Houve acumulo de água também em locais como Avenida San Martin e no bairro do Cabula.
Por causa do mau tempo, a travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa. Além disso, a sirene de alerta do bairro Bom Juá, foi acionada. O alerta é para que as pessoas deixem suas casas e sigam para uma escola municipal da região, que servirá de abrigo até que seja seguro retornar para os imóveis.
Equipes da Codesal estão no Bom Juá, assim como em diversos bairros de Salvador, para monitoramento da chuva e registro das ocorrências.
A Codesal já havia mudado, desde a manhã, o nível de alerta de atenção para risco muito alto de deslizamentos e previsão de chuva forte.
A previsão é que a chuva permaneça ao longo do dia. De acordo com o Instituto Nacional de meteorologia, nesta quinta, a temperatura em Salvador varia entre 23ºC e 28ºC.
G1 Bahia // IF