A Avianca Brasil cancelou 1.305 voos no Brasil entre a sexta-feira (19 de abril) e o domingo após a Semana Santa, dia 28. Segundo O Globo, entre os aeroportos mais prejudicados pelos cancelamentos da aérea, estão o Galeão, no Rio de Janeiro, com 232 trechos suspensos, entre partidas e chegadas, e Guarulhos, em São Paulo, com 748 trechos. Outros aeroportos bastante afetados são o de Brasília, com 266 trechos cancelados, Salvador, com 217, Porto Alegre, com 99, e Curitiba com 75.
Ainda segundo O Globo, outros aeroportos em que haverá suspensão de voos da Avianca, entre decolagens e aterrissagens, são Florianópolis (100 cancelamentos), Confins (70 voos suspensos), Vitória (28), Aracaju (42), Recife (138), Maceió (40), João Pessoa (52), Natal (26), Fortaleza (128), Foz do Iguaçu (40), Cuiabá (62), Campo Grande (50) e Belém.
O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, terá 6 cancelamentos, entre partidas e chegadas, mas o Santos Dumont ficou de fora da lista de voos suspensos. Com mais de 250 voos cancelados até segunda-feira, dia 22, passageiros com assentos comprados na Avianca enfrentaram dificuldades para embarcar no início do feriado da Semana Santa . No Galeão, na quinta, quatro voos da companhia foram cancelados. Clientes reclamavam no balcão da empresa sobre a falta de informações da companhia aérea na busca por alternativas para conseguir viajar.
A partir da próxima semana a frota de aviões da Avianca Brasil sofrerá um corte drástico. De acordo com comunicado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aérea devolverá 18 aeronaves para empresas de leasing. Com isso, a empresda ficará com apenas oito aviões para suas operações diárias.
Bnews // AO