Três novos retornos viários em forma de viadutos, já aprovados junto à Transalvador, serão implantados na Avenida Paralela. São eles: na região de Flamboyant (na altura da Ferreira Costa), no sentido Aeroporto – Centro; na região de Tamburugy (depois do Le Parc e Alphaville), no sentido Centro–Aeroporto; e na região do acesso à Stella Maris, no sentido Stella Maris – Centro. No final da obra, no sentido Centro-Aeroporto, a Paralela terá nove retornos e no outro sentido, sete.
Hoje, grande parte dos retornos na Paralela é feito pelo canteiro central, o que é impróprio para uma via expressa. “A pessoa tem que desacelerar em uma via de alta velocidade à esquerda e depois, do outro lado, fazer a aceleração entrando no fluxo de alta velocidade. Todos os retornos serão feitos por viadutos, entrando nas vias de baixa velocidade, acabando com esse problema”, disse Luis Valença, presidente da CCR Metrô Bahia.
O presidente da CCR também confirmou que a empresa recebeu uma determinação do Governo do Estado para construir passarelas em todos os lugares onde hoje há semáforos, além das instaladas nas oito estações na Avenida Paralela.
Foto: Blog Salvador Tour