A população de Salvador passa a contar com uma nova ligação viária entre a BR-324 e Mata Escura: a Avenida Batatinha. Com 1,2 km de extensão, a via foi inaugurada nesta terça-feira (27) para ampliar a mobilidade de pedestres e veículos que trafegam no entorno, reduzindo o tempo de deslocamento.
A obra contou com investimento de R$19 milhões e envolveu implantação de pavimentação, sistema de drenagem, passeios, ponte e contenções em solo grampeado, cortina atirantada e gabião, além de iluminação em LED.
A nova pista tem duplo sentido de tráfego e beneficia motoristas que transitam pela rodovia federal, nas proximidades da estação de metrô Bom Juá, possibilitando conexão nas imediações da Rua Direta da Mata Escura e vice-versa.
Antes, os motoristas que saíam do final de linha de Mata Escura, por exemplo, e desejavam chegar à BR-324, tinham dificuldades para acessar a rodovia, tendo que ir pelo Calabetão e Pirajá.
O titular da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro, citou desafios do projeto, que foi executado numa área com topografia acentuada, e ressaltou os benefícios para a mobilidade da região. “Foram muitos desafios, mas conseguimos concluir essa obra. Essa nova via servirá muito para a mobilidade aqui de Mata Escura. São mais de 1.200 metros, tem várias contenções. Acredito que toda a população ficará satisfeita com essa via inaugurada”, afirmou.
O superintendente de trânsito de Salvador, Decio Martins, destacou que a nova avenida vai desafogar o tráfego em outras vias da região. “Essa é mais uma obra viária de suma importância para a nossa cidade, que vai beneficiar a região da Mata Escura. Com a via, vamos conseguir desafogar o trânsito na Av. Cardeal Brandão Vilela e na Rua Direta da Mata Escura, reduzindo o tempo que as pessoas passam no trânsito, com uma maior fluidez do tráfego, e, como sempre, priorizando a segurança viária”, salientou.
A nova ligação, portanto, atende a uma demanda antiga da população local. Morador de Mata Escura desde a infância, Petson Carvalho, 32 anos, celebrou a conclusão da obra. “Estou muito alegre. A gente passava um aperto danado com o trânsito, mas, com essa via, vai fluir muito mais. Antes era necessário fazer um arrodeio para chegar na BR-324. Se antes a gente gastava entre 25 a 30 minutos, hoje em 2 ou 3 minutos isso é possível”, contou.
O motorista Alan Santana, 43, também reforçou os ganhos com a locomoção e com a valorização comercial com a abertura do novo acesso viário. “Nosso bairro só tinha via de entrada, então o comércio local vivia única e exclusivamente dos moradores. Com a Avenida Batatinha, acho que mais pessoas conseguirão vir ao bairro”, destacou.