Bahia

Autores baianos contemplados no ‘Selo João Ubaldo Ribeiro’ lançam livros nesta quinta

Autores baianos contemplados no ‘Selo João Ubaldo Ribeiro’ lançam livros nesta quinta

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove o lançamento, nesta quinta-feira (28), da terceira coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro. A ação acontece às 17h, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, com as presenças do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, e dos autores das oito obras contempladas pela publicação, dentre outros convidados.

“O Selo João Ubaldo Ribeiro já está consolidado no campo literário de Salvador. Autores consagrados e novos autores lançam lado a lado suas obras. É um intercâmbio de experiências fantástico. E o público pode esperar obras que exploram e constroem universos que encantam, provocam e emocionam”, declara Guerreiro.

A edição dessa coleção foi realizada pela editora baiana Caramurê e tem como intuito fomentar a cadeia produtiva da literatura em âmbito local. Com 27 anos de tradição, a empresa se dedica quase exclusivamente à publicação de autores da Bahia, cuja consolidação no mercado editorial se pauta pela qualidade e design dos seus livros.

“O edital é importante para o estado, pois ele não só fomenta a produção literária, mas o mercado do livro. Este é um produto que gera emprego e movimenta a economia. Ter uma editora produzindo esses livros é muito importante, até porque livro sem editor é como uma peça de teatro sem diretor”, expõe o sócio da Caramurê, Fernando Oberlaender.

Além das obras entregues no dia do lançamento, as bibliotecas comunitárias e municipais de Salvador serão contempladas com a coleção. A Academia de Letras da Bahia, o Gabinete Português de Leitura e as embaixadas dos países lusófonos também receberão exemplares. Ainda neste segundo semestre de 2022, a FGM lançará o edital Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano IV, que selecionará obras de escritores de Salvador para a publicação da coletânea.

Selo 
Lançado em 2014, o Selo João Ubaldo Ribeiro é viabilizado por meio de edital público. A ação consiste em selecionar e publicar anualmente obras inéditas de autores soteropolitanos e/ou residentes em Salvador, nos gêneros Contos, Crônicas, Dramaturgia, Literatura Infantil, Poesia e Romance.