A audiência pública que debaterá a situação do Arquivo Público do Estado da Bahia (Apeb) com autoridades públicas, associações e cidadãos e aconteceria na terça-feira, dia 11, foi remarcada pelo Ministério Público estadual para o próximo dia 22 de novembro. Ela será realizada, às 14h, na sede do bairro de Nazaré.
Na semana passada, o Governo da Bahia determinou o leilão do terreno que abriga o Apeb.
Segundo as promotoras de Justiça Cristina Seixas Graça e Eduvirges Tavares, a audiência buscará aferir a importância histórica e cultural do Arquivo Público e colher o esclarecimento do Estado da Bahia quanto às medidas empreendidas para preservação do prédio e do acervo nele abrigado.
As promotoras de Justiça lembram que o conjunto arquitetônico que abriga o Arquivo Público do Estado da Bahia é um dos bens tombados de maior relevância de Salvador. O bem foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) em 1949 e a construção remonta ao século XVI, sendo referência como patrimônio histórico arquitetônico nacional. As promotoras acrescentam que o imóvel também presta relevante utilidade pública, pois abriga mais de 400 mil documentos do período colonial, monárquico e republicano, sendo fonte de inúmeros pesquisadores, tais como historiadores, cientistas sociais e arquivistas.