Bahia

Atividades da Mina do Engenho atingem movimentação de material e 91% da meta

A produção e performance foram alcançadas em um mês onde a unidade ainda trabalhava com severas restrições

Divulgação/INB
Divulgação/INB

No mês de abril, as atividades na Mina do Engenho, em Caetité, a 100 km de Brumado, atingiram a movimentação total de 68.134 m³ de material. O dado representa 91% da meta planejada de 75.000 m3/mês. A mineração de urânio foi retomada na Unidade de Concentração de Urânio – URA da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em dezembro de 2020.

Segundo o diretor de Recursos Minerais, Rogério Mendes Carvalho, a produção e performance foram alcançadas em um mês onde a unidade ainda trabalhava com severas restrições.  O gerente de Planejamento e Lavra, Adriano Quadros, disse que a INB estava aguardando a emissão da Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), concedida pelo Ibama, possibilitando a ampliação da área de disposição de estéril. Após a construção da bacia e a sua operacionalização, a INB poderá iniciar a movimentação de minério da cava 2 da Mina para o pátio de estocagem de minério/britagem, atendendo assim uma das exigências da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O superintendente de Produção de Caetité, José Tomaz Pontara Júnior, está otimista com as perspectivas na Mina. “Os resultados da Mina estão aumentando a cada dia para atingir a meta que foi estabelecida”, antecipou. Tomaz destacou ainda que a INB está trabalhando para aumentar a capacidade de produção da Usina de Beneficiamento nos próximos anos e também para consolidar os dados dos recursos minerais disponíveis na região.