Bahia

Atenção especializada em saúde oferece atendimento a pessoas surdas em Salvador

Desde julho passado, o Serviço de Psicoterapia Bilíngue, voltado para pessoas surdas e que tenham suspeita ou diagnóstico de transtornos mentais leves, foi implantado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no Multicentro Liberdade

Reprodução
Reprodução

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Surdo, celebrado na última segunda-feira (26), um serviço que começou há dois meses em Salvador, promete melhorar o atendimento a usuários do sistema de saúde municipal, dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Desde julho passado, o Serviço de Psicoterapia Bilíngue, voltado para pessoas surdas e que tenham suspeita ou diagnóstico de transtornos mentais leves, foi implantado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no Multicentro Liberdade.

“Havia uma lacuna na cidade, pois não tínhamos um profissional psicólogo que fosse fluente em Libras. Por isso, a gente sentiu necessidade de trazer um psicólogo bilíngue para garantir assistência de qualidade à comunidade surda. Entendemos a necessidade da escuta qualificada, com sigilo, feito por uma pessoa que pudesse entender as necessidades do paciente, sem ter um intérprete entre um contato e outro”, disse a subcoordenadora de Ações Estratégicas da Atenção Especializada, Djara Mahim.

Acesso

Se a pessoa surda precisar do serviço, tendo transtorno mental leve, é preciso passar por triagem em um dos dois serviços parceiros da iniciativa. A Associação Educacional Sons do Silêncio (Aesos), no Imbuí, promove o acolhimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. 

Já o Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia (Cedaf) da Ufba, no Canela, o acolhimento acontece às quartas-feiras pela manhã. Os documentos necessários são RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de vacinação contra Covid-19 e audiometria, se houver.

Após o acolhimento e triagem em um desses serviços, ao ser identificado no perfil de atendimento de serviço psicoterapia bilíngue (suspeita ou diagnóstico de transtornos mentais leves), o usuário é encaminhado com data e hora marcada. Hoje, a unidade atende até 35 adultos e crianças por semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.