O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, celebrou o retorno da comemoração ao dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, aos moldes tradicionais. O religioso ainda fez um apelo pela solidariedade aos baianos atingidos pelas fortes chuvas no interior do estado.
“Uma alegria enorme em neste voltar a fazer a procissão em homenagem à padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, louvando a Deus pelos passos que temos dado na superação da pandemia e seguindo com todos os cuidados para que cada vez mais tenhamos a saúde do corpo e da alma. Esta festa nos traz a mensagem de fé, amor ao próximo e de paz. Nós queremos imitar Maria com amor, serviço ao próximo e vivemos um tempo em que precisamos muito de paz e encontramos este caminho em Deus”, relatou Dom Sérgio da Rocha ao jornalista Jorge Ribeiro, correspondente do Ligação Direta, da Salvador FM.
O arcebispo da capital, que preside a missa campal, desde às 9h, ainda fez um apelo à população atingida pelas chuvas em todo o estado. Até esta quarta-feira (7), já haviam 576 pessoas desabrigadas e 15.381 desalojadas. O número total de atingidos é de 94.600 pessoas. A pasta também contabilizou um óbito em decorrência das chuvas intensas. Os dados divulgados pelo governo estadual têm como base as informações das prefeituras enviadas à Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
“A festa da padroeira da Bahia quer ser um momento de fé e de amor ao próximo mais sofredor, de solidariedade, de partilha, e as pessoas que mais sofrem com essas chuvas na Bahia possam encontrar a esperança que vem da presença de Jesus na vida, além da solidariedade com gestos concretos de partilha”, disse o religioso.