Depois de passar todo o domingo (12) com as operações suspensas por conta do mau tempo, a travessia Salvador-Mar Grande foi retomada na manhã desta segunda-feira (13).
De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), com a normalização das condições de navegação na Baía de Todos os Santos, as seis embarcações em tráfego estão fazendo o percurso da travessia em tempo médio de 40 minutos.
O movimento de embarque é tranquilo, tanto no Terminal Náutico do Comércio, na capital, como no Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Os horários de saída são de meia em meia hora, e a previsão é de que a travessia faça o último horário saindo de Mar Grande às 18h30, e de Salvador às 20h.
As escunas de turismo, que estavam com operações suspensas desde sexta-feira (10), também voltam a atender normalmente os baianos e turistas que querem fazer o tradicional passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos. O passeio inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica, com retorno a Salvador às 17h30. A tarifa é única: R$ 60.
A linha marítima ligando Salvador ao Morro de São Paulo também opera sem restrições nesta segunda-feira. Os catamarãs farão a viagem direta, sem necessidade de conexão em Itaparica, como aconteceu na sexta-feira e no sábado. O movimento de procura e venda de passagens é moderado nos guichês do Terminal Náutico. Os usuários encontram passagens para os catamarãs que saem às 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já de Morro de São Paulo as saídas ocorrem às 9h, 11h30, 13h e 15h. A passagem custa R$ 95,20 e a viagem dura 2h20.
G1 // AO