Com a reabertura dos parques municipais, o movimento tem sido tranquilo nos espaços públicos da cidade. Liberados para funcionar de segunda a sábado, os locais oferecem várias opções de lazer, à disposição de turistas e soteropolitanos.
A titular da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna Ferreira, responsável pela administração dos parques, avaliou o movimento como atípico, nos primeiros dias de reabertura. ”É normal que o fluxo ainda esteja pequeno”, disse.
Treinamento
Por conta do agendamento necessário para acessar a Lagoa dos Dinossauros, os colaboradores do espaço receberam, no último sábado (10), treinamento para operar o sistema de agendamento eletrônico de visita ao espaço. O treinamento é uma parceria da Secis com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). O agendamento pode ser feito no site. O limite de agendamento é de 200 pessoas, por cada horário disponível, totalizando 2.200 visitantes por dia.
No Parque dos Ventos, na Boca do Rio, assim como nos demais, todos os protocolos estavam em vigor, incluindo a aferição de temperatura e a disponibilização de álcool em gel.
Funcionamento
Os parques dos Ventos (Boca do Rio) e da Cidade (Itaigara) funcionam de segunda a sábado, das 5h às 22h. No Stiep, o Parque da Lagoa dos Pássaros abre de segunda a sábado, das 5h às 19h. Já o acesso ao Parque da Lagoa dos Dinossauros é das 8h às 17h, também de segunda a sábado.
O Jardim Botânico, em São Marcos, abre de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já o Parque das Dunas, na Praia do Flamengo, funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta, e no sábado, de 8h às 13h. O acesso ao local deve ser agendado através do telefone (71) 98888-0108, ou pelo perfil do Instagram @parquedasdunassalvador.