Bahia

Após dia chuvoso, Codesal registra 106 ocorrências na capital; Pau da Lima é bairro mais afetado

Previsão para amanhã, terça-feira (20/06), é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia.

Reprodução
Reprodução

Até o final da tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) contabilizou 106 ocorrências em decorrência das chuvas que caem desde a manhã na capital baiana. Ameaças de deslizamento, ameaças de desabamento e alagamentos de imóveis foram as principais ororrências registrada.  

De acordo com boletim emitido pelo órgão, foram contabilizadas 43 ameaças de deslizamento em toda a cidade. A maioria das ameaças ficou concentrada no bairro de Pau da Lima, com 30 notificações deste tipo. O bairro também liderou as notificações por ameaça de desabamento: das 25 contabilizadas, sete foram naquela localidade.  O bairro também foi o mais afetado com alagamentos de imóveis: das nove, oito foram notificadas no local. 

O Centro de Monitoramento e Alerta da Codesal (Cemadec) classificou com moderado risco de deslizamento e alagamento. Nas últimas 24 horas, as localidades Ilha dos Frades (65,2mm), Sete de Abril – Bosque Real (61,2mm), Centro (56,2mm), Nova Brasília (55,4mm) e Canabrava (53,8mm).

As ocorrências são decorreentes da passagem de um frente fria traz instabilidade para Salvador, causando chuvas e intensificando ventos. A previsão para amanhã, terça-feira (20/06), é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia. A codesal disponibiliza o número 199 para o registro de ocorrências.