O bairro de Pero Vaz, em Salvador, integra a lista de localidades que, segundo a Defesa Civil, estão em alerta devido aos riscos de desabamentos e deslizamentos causados pelas chuvas que atinge a capital baiana. A reportagem esteve no local nesta terça-feira e acompanhou a angústia dos moradores. Eles relatam insegurança e medo de que tragédias aconteçam na localidade.
Na última segunda-feira (18), um muro caiu e provocou deslizamento de terra em uma encosta, na Travessa Nossa Senhora da Graça, no bairro de Pero Vaz. Por causa dos riscos de deslizamento de terra e desabamento de imóveis, 20 casas foram evacuadas, e outras encontram-se em situação de alerta. As famílias que estão deixando os seus lares, recebem apoio das equipes das Secretarias Municipais de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e de Manutenção da Cidade (Seman) na realização do cadastro para recebimento do auxílio da prefeitura.
Morador da região há mais de 26 anos, o Sr. Mizael relata a dificuldade em deixar a sua casa após tantos anos.“Eu vou permanecer aqui, os meus móveis estão todos aqui. Ir para um estabelecimento, um colégio, você não fica verdadeiramente confortável”. Ele diz ainda que aguarda retorno dos agentes que ficaram de avisar se as casas próximas ao local do deslizamento precisarão ser desocupadas, mas que até o momento não obteve retorno.
Ainda segundo o morador, os agentes instalaram uma lona de contenção no local, na manhã desta terça-feira (19), mas reforçou que a situação já havia sido previamente comunicada aos agentes pelos moradores, que ainda informaram que colocaram uma massa para conter o deslizamento, mas que no outro dia ocorreu a queda do muro.
A reportagem ainda procurou a Codesal para obter mais informações sobre a atuação do órgão, mas até o fechamento desta matéria, a equipe não se manifestou.