Bahia

Após chuvas, Gepa resgata quatro animais silvestres nesta sexta (22)

Dentre os animais estão duas cobras, um mico do tufo branco e um jacaré

Divulgação/ Guarda Municipal de Salvador
Divulgação/ Guarda Municipal de Salvador

Quatro animais silvestres foram resgatados na manhã desta sexta-feira (22), por equipes do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil Municipal (GCM), que foram acionadas após as fortes chuvas que atingiram a capital baiana. Dentre os animais estão duas cobras, um mico do tufo branco e um jacaré.

Uma das cobras é da espécie jibóia, que mede aproximadamente 2,5m e pesa cerca de 15kg, encontrada entre o motor e a caixa de marcha de um carro. O veículo estava em uma loja na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). Ainda nesta manhã, os agentes também realizaram o resgate de um jacaré da espécie anão, com aproximadamente 1m e 2kg. O animal estava em uma concessionária de veículos, localizada na Avenida Lupis Viana (Paralela).

Os animais resgatados serão encaminhados para o Centro de Triagem para Animais Silvestres do Ibama. A Guarda Civil recomenda que, caso um animal silvestre seja avistado, o cidadão acione o Gepa através do telefone (71) 3202-5312.

Balanço e atuação

Em 2021, o Gepa/GCM resgatou cerca de 900 animais silvestres e, após avaliação realizada por instituições ambientais, todos foram soltos na natureza. 

O efetivo do grupo é formado por 50 agentes ambientais, que também atuam na captura e resgate de animais domésticos em situação de vulnerabilidade e maus tratos, na educação ambiental de estudantes de escolas públicas e privadas com idade entre 3 e 12 anos, no combate à poluição sonora e visual, bem como colabora com o fornecimento de dados sobre animais silvestres com centros de pesquisa especializados no tema.