Bahia

Após bonança, Uber vive momento inesperado no Brasil

O aumento da concorrência, com o investimento recebido pela 99 e a chegada da Cabify, acirrou o mercado e colocou obstáculos para a empresa no país

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Uber Pacaembu

 

Em janeiro, pouco depois de anunciar o investimento de 100 milhões de dólares da chinesa Didi Chuxing, a 99 (ex-99táxis) montou uma barraquinha em uma das esquinas da avenida Antarctica, na Zona Oeste de São Paulo.

A intenção era abordar motoristas que estivessem chegando ao centro operacional da concorrente, o Uber, próximo dali, e tentar convencê-los a trabalhar também para a 99. O movimento exemplifica um momento pelo qual o Uber nunca imaginou que fosse passar no Brasil: a concorrência existe, tem o bolso fundo, e tornou-se tão agressiva quanto ele próprio.

Logo que entrou no país, pouco antes da Copa do Mundo de 2014, o Uber encontrou o que convencionou-se chamar no mundo dos negócios de “oceano azul”.

No mês passado, o Uber anunciou que São Paulo é a cidade que mais realiza corridas por meio do aplicativo no mundo e que 15 milhões de pessoas utilizam os serviços ao menos uma vez por mês no país.

EXAME apurou que o Rio de Janeiro também está entre as cinco cidades com mais corridas no mundo. O valor transacionado ao ano fica na casa da dezena de bilhões de reais – e o Uber fica com até 25% do valor das corridas.

O aumento da concorrência, com o investimento recebido pela 99 (que depois do aporte da Didi anunciou mais 100 milhões de dólares vindos do banco japonês Softbank, para completar uma rodada de 200 milhões) e a chegada da espanhola Cabify, que adquiriu a operação da Easy em junho em uma transação estimada em cerca de 500 milhões de reais, acirraram o mercado e colocaram obstáculos inéditos para o Uber no Brasil.

Embora existissem outros aplicativos para transporte, como a própria 99 e a Easy, eles focavam em táxis, enquanto o Uber trabalhava com carros particulares e oferecia um preço mais camarada.

Isso fez com que a startup chegasse a ter uma fatia de mais de 80% no mercado de transporte de passageiros por aplicativo. Hoje, o Brasil é o segundo maior mercado do Uber, atrás apenas dos Estados Unidos.

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