Após os aumentos dos casos de Covid-19 e síndromes gripais, o gripário do bairro do Pau Miúdo, em Salvador, foi reaberto e volta a atender pacientes com problemas respiratórios a partir desta segunda-feira (11). A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A unidade possui mais de 80 profissionais envolvidos e tem capacidade para atender 300 pacientes por dia. O local já está disponível para atendimento 24 horas, sete dias na semana, com dez leitos de observação e dois de estabilização para o trato de síndromes gripais.
Em 2021, a unidade chegou a concentrar 58% do total de atendimentos do tipo na capital baiana, um índice expressivo entre as unidades de emergência e gripários em funcionamento na cidade.
“Estamos mobilizando novamente o gripário do Pau Miúdo para assegurar o atendimento de urgência e emergência aos pacientes com quadro clínico respiratório. Aliado a implantação, estamos mais uma vez fazendo um apelo para que as pessoas possam aderir à imunização, uma vez que nosso maior objetivo é promover a prevenção”, explica o titular da SMS, Décio Martins.