A Universidade Federal da Bahia (Ufba) informou em nota divulgada nesta quinta-feira (1º) em seu site oficial que, por causa dos furtos, assaltos e episódios de agressão nos arredores dos campi, que vêm sendo relatados com frequência nos últimos dias, vai passar a realizar o monitoramento do acesso de carros e motos na instituição.
A instituição, não detalhou, porém, como será feito esse monitoramento nem quando ele será iniciado. Adiantou apenas que a implantação será a curto prazo. Conforme a assessoria de comunicação da universidade, a decisão de começar a controlar o acesso foi tomada, mas a operação ainda está sendo definida.
No comunicado divulgado em seu portal, a Universidade frisou também que mantém contratos de prestação de serviços de vigilância, portaria e monitoramento eletrônico de suas áreas, para os quais gasta R$ 38 milhões por ano, o que representa 30% do orçamento da instituição.
Ainda segundo a Ufba, o serviço de segurança conta com 490 vigilantes, 300 agentes de portaria e mais de 500 câmeras, que atuam nos campi da universidade 24 horas por dia. Ainda de acordo com o comunicado, o serviço tem sido bem sucedido ao longo dos anos. “Sobretudo por ser compatível com a natureza da nossa universidade como uma instituição federal pública e aberta à comunidade”, diz a nota.
Reprodução/Bahia.ba