Indígenas dos estados da Bahia e Pernambuco participam de uma reunião com a coordenadoria da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Paulo Afonso, no norte da Bahia, na manhã desta quarta-feira (11). Eles ocupam a sede do órgão desde o dia 2 de outubro.O grupo tem cerca de 120 pessoas, pertencentes a 12 etnias diferentes, e aguardam a visita do presidente da Funai, para discutirem sobre políticas públicas voltadas para a população indígena. Funcionários da Funai não souberam informar quando a visita deve acontecer.
Na última terça (10), os índios protestaram contra a nomeação de Edson Oliveira Maciel para o cargo de coordenador regional. Por conta do ato, Edson renunciou ao cargo. Durante a manifestação, o grupo interditou a ponte que dá acesso à ilha de Paulo Afonso, que é a única via de entrada e saída da cidade e só saíram após o pedido de demissão.
Eles alegam que o gestor nomeado não tinha conhecimentos sobre as políticas públicas voltadas para a população indígena. O G1 tentou entrar em contato com uma das lideranças indígenas, mas não obteve êxito.
Os índios disseram que vão continuar ocupando a Funai até que a fundação dê explicações a respeito dos direitos indígenas. Eles querem ainda segurança para as comunidades e a nomeação de um indígena para o cargo de coordenador regional da Funai.
Reprodução/G1 (AO)