Bahia

Após 10 dias de ocupação da Funai, indígenas se reúnem com coordenadoria do órgão no norte da Bahia

Grupo com cerca de 120 pessoas participa de reunião com coordenadoria da Funai nesta quarta-feira (11).

NULL
NULL

Sede da Funai de Paulo Afonso está ocupada por indígenas desde o dia 2 de outubro (Foto: Reprodução/ TV São Francisco)

Indígenas dos estados da Bahia e Pernambuco participam de uma reunião com a coordenadoria da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Paulo Afonso, no norte da Bahia, na manhã desta quarta-feira (11). Eles ocupam a sede do órgão desde o dia 2 de outubro.O grupo tem cerca de 120 pessoas, pertencentes a 12 etnias diferentes, e aguardam a visita do presidente da Funai, para discutirem sobre políticas públicas voltadas para a população indígena. Funcionários da Funai não souberam informar quando a visita deve acontecer.

Na última terça (10), os índios protestaram contra a nomeação de Edson Oliveira Maciel para o cargo de coordenador regional. Por conta do ato, Edson renunciou ao cargo. Durante a manifestação, o grupo interditou a ponte que dá acesso à ilha de Paulo Afonso, que é a única via de entrada e saída da cidade e só saíram após o pedido de demissão.

Eles alegam que o gestor nomeado não tinha conhecimentos sobre as políticas públicas voltadas para a população indígena. O G1 tentou entrar em contato com uma das lideranças indígenas, mas não obteve êxito.
Os índios disseram que vão continuar ocupando a Funai até que a fundação dê explicações a respeito dos direitos indígenas. Eles querem ainda segurança para as comunidades e a nomeação de um indígena para o cargo de coordenador regional da Funai.

Reprodução/G1 (AO)