Segundo o Instituto Redemar Brasil, a primeira temporada de observação e Baleias jubartes vem estimulando o turismo em Salvador. Segundo o presidente do Redemar, William Freitas, os animais estão mais costeiros, comportamento atípico em outros anos.
"Por acaso, esse ano elas estão com um comportamento atípico de estarem mais costeiras. É importante que a gente entenda essa interação e possa se preparar para ter uma relação muito mais harmônica com as baleias no período de migração", disse William Freitas.
As baleias começaram a ser vistas no litoral baiano em julho, em seu ritual anual de acasalamento e reprodução na costa brasileira. A espécie viaja da Antártida até o Brasil para se reproduzir e os primeiros indivíduos costumam chegar no mês de maio. Nesta temporada elas decidiram prolongar suas passagens pelo país, ficando até novembro, mais de 10 mil baleias são esperadas em Salvador.
Essa é a primeira temporada de observação do Instituto Redemar Brasil na capital baiana. O que tem chamado a atenção dos biólogos é a proximidade dos animais com a costa.