Enfileirados há quase 24 horas em frente à sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), vendedores ambulantes aguardam, na manhã desta terça (20), o cadastro para trabalharem no Festival da Virada. Em conversa com a reportagem da Salvador FM, ambulantes denunciam fraudes e irregularidades na organização.
Para a vendedora ambulante Luciana, que atua licenciada há 24 anos e aguarda na sede da Semop desde às 10h30 de ontem (19), a situação é um desrespeito para os comerciantes. “Cheguei a tentar me cadastrar, mas na hora de imprimir o aplicativo me pede para voltar de novo, e aí ficou lotado. Estamos aqui, não saí um cidadão para dizer nada”, contou.
Já para o comerciante Carlos, que está na fila desde o último domingo (18), a situação é humilhante."Ontem pegaram a lista, colocaram para dentro, chamaram o nome de alguns, de outros não. O que recebemos ontem foi spray de pimenta na cara, foi balde. Não somos bicho, lixo. Somos seres humanos, estamos aqui para pagar para trabalhar", lembrou.
Prourada após a denúncia de agressão por parte dos agentes, a Semop disse a reportagem que: "não houve qualquer ação de agressão a ambulantes em frente à sede da pasta, durante a noite da última segunda-feira (19), e tem procurado dialogar com os trabalhadores sobre a atuação no Festival Virada Salvador", disse.
Em relação as possíveis novas vagas, o secretário Omar Gorilho, da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpubr), destacou que não tem como as vagas serem ampliadas. " Foram feitos estudos técnicos para garantir a segurança dos ambulantes e do público. Quem tiver interesse, pode se posicionar na área externa da área do evento. E agentes de fiscalização iram fazer a organização e ordenamento", disse a assessoria em nota.
Entenda a situação
Na segunda (19) de manhão, foi anunciada 600 vagas no site do Sistema de Cadastramento de Ambulantes. Logo, ambulantes teriam tido problema para se cadastrar e a Guarda Civil precisou ir até à sede da Semop para conter os manifestantes. Apesar dos relatos de que o site ficou fora do ar, a Semop justificou que isso ocorreu devido ao grande acesso simultâneo devido à procura pelas vagas.
A Prefeitura oferece 750 vagas para vendedores ambulantes trabalharem regularmente no espaço onde irá acontecer o Festival da Virada, com diversas atrações nacionais em cinco dias de festas. Todas foram preenchidas. A Semop sinalizou ainda que em relação à última edição, as vagas subiram mais de 25%.