O calor e a baixa umidade do ar que atingem o município de Barreiras, no oeste da Bahia, mudaram a rotina nas escolas da região. Por conta das altas temperaturas, a Secretaria Municipal de Educação da cidade determinou que os alunos da rede municipal sejam liberados 40 minutos antes do horário normal.
A previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para Barreiras, nesta terça-feira (13), é de calor. A temperatura na região pode chegar a 37,5º C.
Nas creches da cidade, as crianças de 1 a 4 anos de idades estão ganhando banhos de mangueira e piscina, que duram cerca de 30 minutos, para diminuir o calor. Esta foi a forma que as professoras encontraram para que as crianças não se afastem das creches.
A diretora de uma delas organizou os banhos de mangueira nas horas mais quentes do dia, entre as 10h30 e 11h, e entre as 15h e 15h30. Durante as brincadeiras, sungas e biquínis substítuem os uniformes normais.
"Enquanto houver esse calor, esse sol quente, a gente vai fazer esse trabalho com as crianças", contou a diretora Eliane Souza.
Maria Cristina, diretora de uma escola municipal, contou que muitos alunos apresentam sangramento no nariz e dor de cabeça durante o período mais quente. Já os alunos apontam dificuldade de concentração durante as aulas.
"Com o calor, dificulta bastante para a gente realizar as atividades", afirmou a estudante Cauanne Lima.