Bahia

Alunos da rede municipal de Salvador farão intercâmbio em Portugal

O anúncio dos estudantes selecionados será feito nesta terça-feira (06), às 19h, no teatro Gregório de Matos

NULL
NULL

Resultado de imagem para Alunos da rede municipal de Salvador

Vinte estudantes do 8º ano do ensino fundamental da rede municipal de Salvador vão refazer os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808, em Portugal. Após seis meses de trabalho e muita expectativa, os alunos selecionados pelo projeto ‘Era uma Vez… Brasil’ para realizar um intercâmbio de dez dias em solos portugueses serão anunciados nesta terça-feira (06), às 19h, durante solenidade no Teatro Gregório de Matos (Praça Castro Alves). A viagem será realizada no mês de novembro.

Durante a viagem o grupo de estudantes será guiado pelo escritor Laurentino Gomes, autor do best-seller 1808 e amigo do projeto, que acompanhará os intercambistas comentando sobre locais e fatos históricos narrados no livro. A obra do escritor inspira esta edição do projeto, que traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil. Lançado em março, o projeto contou em Salvador com a participação de 379 alunos inscritos e de 36 professores de história de 14 escolas municipais em atividades que somam 28h de formação e capacitação.

Foram selecionados os cem melhores projetos de HQs e vídeos. Na etapa seguinte, os adolescentes autores dos melhores trabalhos participaram de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs. Os vinte estudantes que mais se destacaram nessa etapa, com a produção de filmes curta-metragem, foram selecionados para a etapa final do projeto, o intercâmbio, em novembro.

Na viagem à Lisboa, junto aos estudantes de Salvador, estarão também alunos selecionados nas cidades de Mata de São João (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP) e Belo Jardim (PE).

O PROJETO

O projeto ‘Era uma Vez… Brasil’, criado pela Origem Produções, realiza um programa de atividades com objetivo promover o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, estimulando a leitura, a escrita e a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, além de estimular o conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.

O projeto tem patrocínio de Baterias Moura, Usina São José da Estiva e Tivolli Eco Resort, apoio do Ministério Da Cultura, através da Lei Rouanet, e parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, por meio das Secretarias de Educação (Smed) e de Cultura (Secult), Fundação Gregório de Matos, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura, Instituto Camões e Cátedra Fidelino de Figueiredo.

Fonte: Agecom