Integrantes da União Estadual dos Estudantes (UEES) e da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES), se reuniram nesta terça-feira (13), em frente à sede da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em ato demominado 'Nada Sobre Nós, Sem Nós', para manifestar a garantia dos direitos e melhorias na rede estadual de ensino. No local, os alunos acusam a secretária Adélia Pinheiro de descaso e afirmam terem sido vítimas de violência policial.
"Infelizmente, não fomos atendidos pela coordenadora da COJEPE e, nem pela secretária de educação, Adélia
Pinheiro. Além disso, um episódio grave de violência dos policiais da SEC para com os estudantes que até então estavam se manifestando de forma pacífica", lamentaram em nota.
Entre as reivindicações, os alunos protestam pela volta da eleição direta para diretores e vice-diretores, melhoria na merenda e estrutura das escolas, ampliação da assistência estudantil universitária e questões voltadas à segurança pública.
"São em momentos como este, que devemos mostrar nossa força como estudantes e lutar pela melhoria das nossas escolas! O lado que precisamos estar, é ao lado da educação de qualidade, dos direitos acessados por todos e da liberdade de lutar por eles", disse texto.
VEJA VÍDEO:
Em nota enviada ao Portal Salvador FM, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia afirma que os estudantes podem votar no processo eleitoral de diretores escolares.
VEJA NOTA NA ÍNTEGRA:
"A livre manifestação faz parte do processo democrático e as políticas para a juventude têm sido implementadas e tratadas como prioridade pelo Estado, a exemplo do Bolsa Presença, Mais Estudo, Primeiro Emprego e Universidade para Todos.
Destaca que os estudantes já podem votar no processo eleitoral de diretores escolares, o que é garantido por portaria.
A SEC também desenvolve ações que empoderam e estimulam o protagonismo estudantil como as eleições de líderes de classe, além de ter uma Coordenação de Políticas para a Juventude aberta ao diálogo com os mesmos."