Bahia

Alunos da Educação Profissional levam serviços a praça em Salvador

A Praça Almeida Couto, no bairro de Nazaré, em Salvador, recebe nesta quarta-feira (9) uma série de serviços e a apresentação de projetos desenvolvidos por mais de 150 alunos da Educação Profissional da rede estadual.

NULL
NULL

Exibindo 1478702583AY4C7079.jpg
A Praça Almeida Couto, no bairro de Nazaré, em Salvador, recebe nesta quarta-feira (9) uma série de serviços e a apresentação de projetos desenvolvidos por mais de 150 alunos da Educação Profissional da rede estadual. Supervisionados pelos professores, os estudantes oferecem atendimentos relacionados à saúde, além de promoverem apresentações musicais, recital de poesia e dinâmicas com quem passa pelo local. Jovens e professores dos Centros de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, em Artes e Design e Anísio Teixeira participaram da iniciativa. 

As ações são resultado de atividades desenvolvidas pelos jovens em sala de aula e também além dos muros dos centros educacionais. Uma dessas atividades é o projeto de revitalização da Praça Almeida Couto, que será encaminhado à Prefeitura de Salvador. De acordo com a estudante de edificações Camila Almeida, as necessidades da população foram levadas em consideração na elaboração do projeto. 

“Essa praça sempre fez parte do cotidiano da gente, passamos por aqui para ir para escola e sempre identificamos alguns problemas. Esse ano, ao invés de fazer algum projeto distante da nossa realidade, pensamos em trazer a educação para a praça e melhorar não só a nossa convivência com ela, mas também dos moradores, que têm muitas queixas sobre a utilização desse espaço. Pensamos em modificar e melhorar a estrutura para as pessoas que estão no entorno e também para quem passa por aqui todos os dias”, explica Camila. 

Visibilidade 

Cerca de 79 mil alunos estão matriculados na Educação Profissional do estado, presente em 115 municípios baianos e oferecendo 80 opções de cursos. Para a coordenadora do evento na praça e coordenadora do Ceep Severino Vieira, Juçara Santos, essas atividades permitem que os alunos tenham visibilidade e mostrem o que são capazes. “Isso aqui é uma complementação da teoria e permite apresentar para a sociedade o que temos a oferecer, o que a Educação Profissional e os estudantes de cursos técnicos estão produzindo. Eles estão se tornando profissionais competentes em suas respectivas áreas e muitos empresários desconhecem. Esses jovens são muito qualificados e têm a oferecer o melhor para o mercado de trabalho”, contou a professora Juçara.
Serviços

Entre os stands de projetos, apresentações musicais e de poemas, estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem, Análises Clínicas e Nutrição e Dietética levam atendimentos gratuitos à população, como aferição de pressão, glicemia, pesagem e orientações nutricionais. Quem passou pelo local na manhã desta quarta (9), como a professora aposentada Edilourdes Sena, aprovou a iniciativa. “Achei isso ótimo. Muito bom para nós e bom para os alunos também, que aprendem mais. Espero que essa ação se repita muitas vezes e sirva de modelo para outras escolas”.

Fonte: Secom