Bahia

Alunos com necessidades especiais aprendem noções de trânsito

Contar histórias e estimular jogos educativos foram os meios escolhidos pela pedagoga da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

NULL
NULL

Contar histórias e estimular jogos educativos foram os meios escolhidos pela pedagoga da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Lise Gama, para ensinar noções de mobilidade e cidadania aos estudantes da Escola Municipal Cora Ribeiro, em Itaberaba, na Chapada Diamantina, que atende também alunos com necessidades especiais.

A pedagoga se reuniu separadamente com as crianças portadoras de deficiências, onde prevaleceu o clima lúdico, para passar noções de trânsito. “Essa foi a minha primeira experiência com crianças autistas e deficiências visuais e motoras. Através do lúdico, consegui respeitar a particularidade de cada uma e alcançar o objetivo proposto pelo trabalho do Detran”.

A diretora da escola, Mércia Almeida da Silva, disse que enfrentou dificuldades para incluir crianças deficientes no quadro de alunos. “Não foi fácil, mas vencemos. Hoje, a nossa escola atende dez crianças com algum tipo de deficiência. Essa atividade do Detran vai fazer uma grande diferença no desenvolvimento delas. Estou feliz e agradecida”. Quando crescer, Ramon dos Santos de Souza, 11 anos, que nasceu com atrofia nas pernas, pretende trabalhar para comprar um carro e dirigir, “fazendo o que aprendi na aula de hoje [quarta-feira, 16]". Ele é aluno do 4° ano.

Foto: Reprodução/Gov-Ba