A estudante de Produção Cultural, de 21 anos, denunciou na quinta-feira (26) um caso de assédio na Universidade Federal da Bahia (Ufba). A aluna flagrou um homem a filmando enquanto usava o banheiro feminino da Faculdade de Comunicação (Facom).
"Eu estava trabalhando com minha amiga. Fui no banheiro. Eu vi um cara sentado no banquinho amarelo, perto do elevador, e eu já tinha visto ele várias vezes pela faculdade, geralmente naquele lugar. Não prestei muita atenção. Mas por algum motivo, eu já estava meio em estado de alerta. Não tinha muita gente na Facom. Tinha eu, Paula, esse homem, o cara da cantina e o porteiro", diz a jovem que preferiu não se identificar.
O banheiro feminino da faculdade fica com a porta aberta desde o início da pandemia da Covid-19, para uma melhor circulação de ar. A estudante conta que entrou no espaço e fechou a porta da cabine, mas logo depois percebeu a sombra de um sapato. Quando olhou para cima, viu o braço do homem segurando o celular.
"Eu vi ele colocando o braço com o celular dentro da minha cabine e me filmando já provavelmente. Dei um grito e empurrei o celular dele para dentro da cabine dele. E como a porta do banheiro estava aberta e da cabine dele também, ele saiu correndo — e eu fui atrás dele. Ele estava tentando me filmar, me assediou. Fiquei bem nervosa", conta.
A Ufba confirmou a situação ao Portal Metro1 que um indivíduo invadiu o banheiro feminino da Facom nesta quinta. "A equipe da Coordenação de Segurança da Ufba prestou assistência imediata à vítima, conduzindo-a à sua residência. Ela deverá registrar a ocorrência na Coseg, acompanhada pelo diretor da Facom", diz nota.
De acordo com a instituição, imagens do homem já estão em posse dos grupos de vigilância e portaria, para identificação em eventual retorno ao campus.