Os cartões de transporte poderão ser a única forma de acesso aos ônibus da Região Metropolitana de Salvador. Isso porque a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) está realizando uma operação teste com o uso exclusivo de cartões como forma de pagamento da tarifa em algumas linhas de ônibus.
Segundo a Aberba, o objetivo dos testes é avaliar a eficiência do sistema de cobrança e verificar a possibilidade de ampliação no futuro. Em nota enviada a reportagem do BNews, a agência informou que o uso do cartão permite mais comodidade e agilidade ao embarque, no entanto o pagamento em dinheiro continuará sendo aceito. Confira a nota na íntegra:
"O sistema metropolitano vai passar por licitação para novas linhas com frota composta por ônibus equipados com wi-fi, GPS, ar condicionado, piso tátil e validador de bilhetagem eletrônica. A integração tarifária entre os sistemas metropolitano, metroviário e urbano só é possível com o uso do cartão de acesso, que permite que o usuário pague apenas uma passagem em um intervalo de até 3h. O uso do cartão também permite mais comodidade e agilidade ao embarque, no entanto o pagamento em dinheiro continuará sendo aceito. Alguns veículos estão realizando operação teste com o uso exclusivo do cartão em linhas que reforçam a operação regular, em horários de pico, com destino aos terminais de integração. O objetivo dos testes é avaliar a eficiência do sistema de cobrança e verificar a possibilidade de ampliação no futuro", diz o comunicado.
Reprodução/Bocao News (AO)