Bahia

Agentes de limpeza suspendem serviços após PMs utilizarem uniformes da Limpurb em operação na Praia do Cantagalo

De acordo com nota emitida pela prefeitura, o uso dos fardamentos oficiais pelos policiais não foi autorizado pela Limpurb

Reprodução
Reprodução

Os serviços de limpeza na região da Cidade Baixa, em Salvador, foram suspensos pelo sindicato que representa a categoria, após uma operação policial na Praia do Cantagalo, ocorrida na sexta-feira (26). Durante a ação, policiais utilizaram uniformes da Limpurb, sem autorização, o que gerou uma série de transtornos e preocupações entre os profissionais.

De acordo com nota emitida pela prefeitura, o uso dos fardamentos oficiais pelos policiais não foi autorizado pela Limpurb, causando insegurança entre os agentes de limpeza. Segundo o comunicado, os agentes temem represálias e já relataram ter sofrido ameaças, gerando dificuldade na entrada de caminhões de coleta em várias localidades da região.

A Prefeitura de Salvador expressou sua disposição em colaborar com as autoridades policiais em ações de segurança pública, mas lamentou o ocorrido. O uso indevido do fardamento, segundo a gestão municipal, coloca em risco a integridade física dos profissionais de limpeza que desempenham suas funções na cidade diariamente.

Além disso, a administração municipal informou que está mantendo um diálogo contínuo com as autoridades competentes e com os agentes de limpeza para buscar a normalização dos serviços o mais breve possível. A Prefeitura reforçou seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores e da população, assegurando que medidas estão sendo tomadas para resolver a situação.

Operação policial

Oito homens foram presos, nesta sexta-feira (26), por suspeita de tráfico de drogas na praia de Cantagalo, na Calçada, em Salvador. Parte dos entorpecentes estava enterrado na areia e foi encontrada por um cão farejador.

Em um vídeo gravado no local, o cão farejador aparece cavando um buraco na areia, onde estavam as drogas. Os policiais também utilizam uma pá para acessar o material, que estava embalado em sacos.

De acordo com testemunhas, dois suspeitos tentaram fugir pelo mar, mas foram alcançados pelos PMs. Apesar disso, a informação não foi confirmada pela corporação. 

Além das drogas escondidas na areia, mais entorpecentes foram encontrados com os suspeitos.

Os oito homens e o material apreendido foram encaminhados para a Central de Flagrantes.