Bahia

Agentes da Transalvador protestam após equipe ser alvo de tiros no Largo do Tanque

Categoria está mobilizada nesta quinta-feira

Paulinho FP - Portal Salvador FM
Paulinho FP - Portal Salvador FM

Os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estão mobilizados nesta quinta-feira (1º) reivindicando segurança para a categoria. A manifestação ocorre após uma equipe ser alvo de disparos de arma de fogo no Largo do Tanque, na quarta-feira (31).

"Já fazemos a fiscalização há 23 anos. Obviamente, sempre houveram situações isoladas de tentativa de agressão, mas nunca vivenciamos como está acontecendo nessas duas últimas semanas, onde pedras e esferas de ferro foram atiradas contra as viaturas. E no dia de ontem, uma viatura nossa que cumpria uma ordem de serviço foi alvo de tiros. Motociclistas passaram e dispararam contra a nossa viatura", relatou ao Portal Salvador FM Éder Moreno, diretor do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transportes de Salvador.

De acordo com o sindicalista, ninguém ficou ferido na ação: "Graças a Deus, não, mas fica o alerta para as autoridades". Eder ressalta que a entidade defende o uso de armas não letais e coletes balísticos, "não por vaidade, mas por uma necessidade de impor a autoridade da autarquia".

O dirigente sindical ressalta que tramita uma proposta na Câmara de Salvador para que a medida seja implementada. "Estamos aguardando o desfecho", disse Eder.

Assembleia 

Os profissionais se mobilizaram nesta manhã em frente à Gerência de Trânsito (Getran), na região do Dique do Tororó. A categoria vai realizar assembleia às 13h. Durante o dia, apenas 30% do efetivo está em atividade nas ruas, atendendo apenas situações extremas de acidentes.

"Nós estamos pleiteando melhoria da nossa estrutura de segurança, para que a gente tenha condições operacionais e também emocionais de atuar dentro da nossa finalidade, que é manter o trânsito seguro através da fiscalização", pontuou.  

*Com informações do repórter Paulinho FP