Valmir Silva de Oliveira confessou o crime que cometeu em maio de 2022, em uma praça pública da cidade de Planalto. Ele foi condenado a 17 anos e 6 meses de prisão após um julgamento que durou cerca de 10 horas, na quinta-feira (29), no mesmo município onde ocorreu o crime, no sudoeste da Bahia.
A vítima do crime foi Eduardo Antônio Mendes da Silva e tinha 55 anos na época. Durante o julgamento, que começou às 9h e terminou 19h, Valmir Silva de Oliveira confessou o crime e alegou legítima defesa.
Antes da sentença ser divulgada, foram ouvidos os policiais que fizeram a prisão do condenado, investigadores e pessoas que testemunharam o crime.
De acordo com a denúncia do do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o assassinato, ocorrido no dia 5 de maio de 2022, foi motivado porque a Eduardo foi testemunha de outro crime cometido pelo condenado – cerca de 10 anos antes – contra o irmão dele.
Segundo o MP-BA, Valmir Silva de Oliveira teria assassinado o irmão de Eduardo Antônio porque a vítima teve um envolvimento amoroso com a ex-companheira de Valmir.
Ainda conforme a denúncia, Valmir Silva teria tentado matar o outro irmão de Eduardo Antônio, mas o homem sobreviveu. Também consta nos autos do processo, que o condenado premeditou o crime por acreditar que a família de Eduardo tinha envolvimento na morte do filho dele.
Desde então, Valmir Silva ameaçava, perseguia e chegou a tentar invadir casas de familiares de Eduardo.