Bahia

ACM Neto afirmou que há possibilidade de adiamento parcial do início da 3ª fase de flexibilização do comercio

Na coletiva, o prefeito também falou sobre o carnaval e o Festival Virada

NULL
NULL

Ordem de serviço para implantação do Doca 1 foi assinada nesta terça-feira, pelo prefeito ACM Neto  — Foto: Reprodução/Prefeitura de Salvador

O prefeito ACM Neto afirmou que há possibilidade de adiamento parcial do início da 3ª fase de flexibilização do comercio em Salvador, previsto para a próxima semana. A informação foi divulgada durante uma coletiva, na manhã desta terça-feira (18), em que o prefeito anunciou ações da prefeitura para estimular a economia criativa da capital baiana. "Talvez atrase o início da fase 3. Tudo no seu devido momento. A decisão não está tomada ainda, mas eu, por exemplo, acho que não deveria voltar clube social e cinema. Acho que devemos esperar mais um tempo. Estamos trabalhando com a perspectiva de adiamento parcial do início da fase 3, o que permitiria que algumas atividades progredissem, mas que outras continuem suspensas, para que a gente possa ganhar mais tempo e analisar o impacto da fase 2 no sistema", explicou Neto.

Pelo protocolo elaborado em conjunto pela prefeitura de Salvador e governo do Estado, a terceira fase de reabertura só pode acontecer a partir de 24 de agosto.

Na coletiva, o prefeito também falou sobre o carnaval e o Festival Virada, que marca os festejos do final de ano e réveillon da capital baiana. "Não tive reunião para tratar de carnaval. É preciso uma posição entre prefeitura e o setor do entretenimento, que não são apenas empresários, mas também artistas, Conselho do Carnaval, entidades que representam as manifestações culturais. É provável que anunciemos a suspensão do carnaval de Salvador, porém isso não está oficializado. Temos contato com outros prefeitos, estamos tentando desenhar uma nova data, construir novo calendário em 2021 para o carnaval de Salvador e outras praças do Brasil. Já existem discussões. Decidimos não esperar o limite do prazo. Há um consenso entre os empresários de que essa decisão deve ser antecipada. Também não vamos fazer o festival [Virada] nos moldes tradicionais. Assim que eu conseguir fechar esse novo produto para a virada de ano, assim que tiver, será anunciado", disse.

Em julho deste ano, Neto já tinha falado sobre a expectativa do carnaval de Salvador em 2021, que talvez ocorra em julho do ano que vem, mas nenhuma data foi definida, nem o adiamento anunciado pelo gestor municipal.

Economia Criativa

A ordem de serviço para implantação do espaço onde vai funcionar o primeiro polo de economia criativa de Salvador foi assinada nesta terça-feira, pelo prefeito ACM Neto. O espaço, chamado de Doca 1, será construído na área do porto de Salvador, em frente a Baía de Todos-os-Santos.

O espaço físico de negócios será para fomentar o desenvolvimento de empresas, bem como a produção e a distribuição de bens e serviços que usam o capital intelectual, a criatividade e a cultura como insumos primários, informou a prefeitura de Salvador. O projeto tem apoio do Sebrae Bahia. "Aqui vamos sediar os projetos proprietários, projetos da prefeitura, que vão conviver com projetos da iniciativa privada. Cultura e entretenimento, com foco em dança, música gastronomia, eventos, artes cênica e visuais; design, com foco na arquitetura, moda e publicidade; mídia e conteúdo com foco nas mídias digitais, e-games, editorial e áudio visual. O desembolso inicial é da iniciativa privada e nós vamos diluir através de um contrato prolongado de locação", explica Neto.

No local, será construído um espaço para funcionamento do Doca 1, que de acordo com o prefeito a construção tem um conceito leve e integrado com a cidade. A previsão, de acordo com Neto, é que o Doca um esteja em plena operação em junho de 2021.

Atualmente, o setor de economia criativa em Salvador, composto por 85% de microempresas, atua de forma isolada, sem conexão com os diversos profissionais criativos que atuam no segmento, informou a prefeitura.

Ordem de serviço para implantação do Doca 1 foi assinada nesta terça-feira, pelo prefeito ACM Neto — Foto: Reprodução/Prefeitura de Salvador

Na coletiva, o prefeito ainda falou que serão adotadas 101 novas ações para estimular a economia da capital baiana durante a pandemia do novo coronavírus. "São ações de curto prazo, com aplicabilidade imediata. Grande objetivo dessa ação é dar apoio as pessoas que estão empregadas nesse setor, que ficou desempregado por causa da pandemia. Muita gente ficou sem renda. Aos poucos as atividades estão voltando, mas as atividades ligadas ao entretenimento vão demorar. Vamos lançar editais. Vamos publicar os detalhes de cada um desses projetos nas nossas redes sociais e páginas oficiais da prefeitura", disse o prefeito.

Entre as ações da prefeitura estão a isenção de cobrança de uso dos espaços da prefeitura para os grupos culturais, lançamento do programa 'Talento Nota Mil' e a implantação de uma produtora de filmes. "Vamos isentar o valor de pauta. Os equipamentos culturais da prefeitura, durante a pandemia e pós pandemia vamos isentar a cobrança dos grupos culturais para uso desses espaços. Vamos adaptar esses equipamentos, com padrão de higienização, distanciamento, atividades presenciais, online ou as duas coisas ao mesmo tempo", disse.

Sobre o novo programa, Neto explicou que ele é voltado para jovens empreendedores. "É um programa para qualifica-los para o setor da economia criativa. vai ser um programa 100% à distância, online. Coma ão de obra mais qualificada seremos mais produtivos".

Outra ação, de acordo com o prefeito, está vinculada as inintervenções urbanas e equipamentos culturais. "Também estou autorizando a Fundação Gregório de Matos a fazer os investimentos e já começar a aplicar essa arte, que vão dar renda para esses artistas, que estão parados nesse momento, e vão permitir que as pessoas tenham condição da contemplação do ar livre, dentro dessa nova realidade que se impõe em função do novo coronavírus. As edificações da cidade poderão colocar obras de arte, isso já existiu no passado e estamos voltando agora. Então, lançou um prédio, na hora que ele for obter habite-se a Sedur vai verificar se ele cumpriu essa normativa, que é colocar uma obra de arte naquele prédio. Claro que vamos ter a sensibilidade de avaliar a condição econômica de cada empreendimento, mas mesmo os mais populares nós queremos estimular que eles tenham obra de arte", detalhou.

O prefeito informou que fará a inauguração da Biblioteca Denise Tavares e a implementação da Salvador Filmes, uma produtora da cadeia audiovisual na capital baiana. "Vamos fazer um diagnóstico completo da cadeia audiovisual, depois vamos ter a assistência a cineclubes que serão implantados pela Fundação [Gregório de Matos] que dará o suporte e assistência a esses cineclubes e vamos ter o projeto cinema na praça. Levar essa produção audiovisual, que tiver a participação e a parceria da Salvador filmes, para a exibição em praça pública", explicou.

Fonte: G1 Bahia

da Redação do LD