Com o desabastecimento de gás de cozinha no estado baiano, a empresa que administra a Refinaria de Mataripe (Acelen), reforçou que as medidas para a regularização da distribuição estão sendo adotadas. Conforme nota, a Acelen destacou que ampliou a contratação de navios para reforçar o abastecimento, até que a Refinaria de Mataripe [que passa por um processo de manutenção], regularize a situação.
Nota da Acelen:
“A Acelen informa que vem tomando todas as medidas para normalizar o suprimento de GLP para os distribuidores. Foi ampliada a contratação de navios para reforço do abastecimento até que a produção na Refinaria de Mataripe tenha sua capacidade total inteiramente regularizada.
Como parte do plano de investimentos de R$ 1 bilhão em modernização, a revitalização do parque de refino também incluiu a reativação de uma importante unidade fabril, que estava desativada há anos, passou por intensa fase de reparos e testes e já voltou a operar, o que aumentará, gradativamente, a oferta e a qualidade do GLP oferecido ao mercado.
A operação está próxima da estabilização e a expectativa é que, nos próximos dias, já seja possível retornar ao suprimento de 100% dos volumes contratados com os distribuidores, conforme estabelecido em paradas programadas”.
Situação
Na semana passada, revendedores de gás de cidades da Bahia denunciaram a situação de desabastecimento de gás, alegando que alguns revendedores paralisaram as atividades pela falta do produto para comercializar. Com a situação, a Acelen então informou que as unidades de refinaria passam por uma manutenção programada, que havia sido comunicada. Ao longo da semana, muitos caminhoneiros e revendedores aguardaram em filas nas bases de distribuidoras para conseguirem o gás de cozinha.