Bahia

Abril Marrom: mês de conscientização sobre a cegueira

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira seriam evitados caso houvesse visitas periódicas ao oftalmologista. Entre as causas mais comuns de cegueira evitável estão: catarata, glaucoma, retinopatia diabética.

Reprodução/ Suren Manvelyan
Reprodução/ Suren Manvelyan

O mês de abril é o período dedicado à conscientização da população para reduzir a incidência dos principais problemas que levam à cegueira, através da campanha Abril Marrom. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira seriam evitados caso houvesse visitas periódicas ao oftalmologista. Entre as causas mais comuns de cegueira evitável estão: catarata, glaucoma, retinopatia diabética.

De acordo com o médico Cezar Leitão Guerra, da Leitão Guerra Oftalmologia, muitas doenças que levam à cegueira são silenciosas e não apresentam sintomas nas fases iniciais. “Por isso, é importante a visita ao oftalmologista desde a primeira infância e assim detectar precocemente doenças e assim prevenir a perda da visão”, pontua o profissional.

O Abril Marrom também tem como objetivo chamar a atenção para a reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual e a cor foi escolhida por ser a cor de íris mais comum dos olhos dos brasileiros.