Dados da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) obtidos pelo jornal Correio mostram que o número de empresas abertas de abril a julho, durante a pandemia, foi 31% maior que a quantidade de negócios fechados. No estado, foram 6.783 aberturas e 5.169 fechamentos.
A atividade comercial se destaca, com 2.818 registros. Embora sinalize uma recuperação, o número ainda está 29% abaixo da média registrada no mesmo período do ano passado, quando 9.472 empresas foram abertas.
Ainda segundo os dados brutos, a cidade com mais empresas abertas é Salvador, que sedia 33% dos novos empreendimentos, seguido de Feira de Santana, com cerca de 11%, e Barreiras, com aproximadamente 6%.
De abril a julho desse ano, a Juceb registrou 6.783 novas empresas na Bahia.
Os números de abertura de empresas foram positivos e crescentes, superiores ao número de empresas extintas.
(Veja o gráfico)
Quanto às extinções, vale ressaltar que a autarquia não identifica os motivos que causam o fechamento de cada empresa e considera prematuro afirmar que esse panorama é reflexo da pandemia na economia do Estado.
A Juceb é um órgão vinculado a SDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico que, no momento oportuno, apresentará análises técnicas e econômicas consolidadas sobre o cenário econômico da Bahia durante esse período.
Fonte: Juceb
da Redação do LD