O fornecimento de água começou a ser retomado, de forma gradativa, desde as 23h de terça-feira (19), nas áreas de capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS) afetadas pela interrupção temporária realizada nesta terça para serviços de manutenção preventiva. De acordo com a Embasa, a previsão é que muitos imóveis já comecem a receber água nesta quarta-feira (20) e que o sistema esteja totalmente normalizado no prazo máximo de 72 horas após a retomada.
A concessionária informou que tanto a estação de captação, em Pedra do Cavalo, quanto a estação de tratamento em Candeias voltaram a operar e estão enviando água para a rede distribuidora. O retorno, ainda segundo a empresa, é sempre gradativo, porque a água captada em Pedra do Cavalo percorre quilômetros de adutoras até ser tratada, em Candeias, e mais quilômetros até os reservatórios de distribuição, aquelas grandes caixas d’água existentes no Cabula, Federação, Águas Claras, Gomeia, Pirajá, entre outros.
Segundo a Embasa, quando o nível desses reservatórios ainda está baixo, o sistema não consegue ter pressão suficiente para abastecer os pontos mais altos da rede. Por isso, os locais em áreas mais altas costumam demorar mais para ter o fornecimento de água regularizado.
Outros fatores que podem interferir no tempo de regularização são a posição do imóvel em relação à rede distribuidora – quem está no final da rede também precisa aguardar mais -, a existência de ligações clandestinas – que tiram água da rede sem informar à Embasa, dificultando a pressurização das tubulações – e até as características do imóvel, pois aqueles com mais de um pavimento equipados com caixa d’água no térreo com bomba para elevar água até a caixa d´água superior, conseguem abastecer rapidamente os pavimentos superiores.