Diante do surto de gripe pelo vírus H3N2, variante da H1N1, que assola a capital baiana e gera o aumento da demanda na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Salvador reinstalou, nesta sexta-feira (17), o gripário do bairro Pau Miúdo.
Em entrevista ao repórter Emídio Pinto, no programa Ligação Direta, da Salvador FM, o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates afirmou que a gestão municipal foi pega de surpresa. "Não pelo surto, mas pelo que a gente poderia ter evitado. Vocês da imprensa lembram que há mais de 60 dias que o Rio [de Janeiro] vivia um surto de gripe e isso poderia acontecer em Salvador. Por isso eu falei para se vacinar contra a gripe, contra a Covid e infelizmente chegou. Não adianta chorar sob o leite derramado. Vamos trabalhar agora".
O secretário ainda apelou para a colaboração da população. "Usando máscara. As que estão gripadas, inclusive, usar máscara dentro de casa, vacinar contra a gripe e contra a Covid-19. E não vai faltar medicação para a população", garantiu.
O gestor da pasta municipal ainda informou que 50 Unidades Básicas de Saúde estão realizando testagens em Salvador.
Ainda nesta sexta, o prefeito Bruno Reis convocou uma entrevista coletiva para anunciar as ações de combate a gripe e à Covid-19. Entre elas, a ações solidárias, de vacinação contra as doenças e testagens.