Diversos estudantes da capital baiana participam neste sábado (26) do Mega Aulão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no Centro de Convenções Salvador, na orla da Boca do Rio. A expectativa dos organizadores é que cerca de 7 mil inscritos acompanhem as atividades.
Durante o Aulão, os estudantes inscritos no exame nacional contam com dicas e estratégias emocionais transmitidas por professores dos melhores cursos preparatórios da capital baiana. A aplicação das provas do Enem acontecerá nos próximos dias 3 e 10 de novembro.
A ação gratuita integra o programa municipal IngreSSAr, que oferece mil bolsas em cursos de pré-vestibular para jovens de 16 a 29 anos que querem fazer o Enem ou outros vestibulares.
O Mega Aulão é promovido por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Enem 2024
O Enem 2024 tem 4.325.960 de inscritos confirmados, dos quais 1,6 milhão é concluinte do ensino médio, conforme dados do Ministério da Educação (MEC). A maior parte dos inscritos é de participantes que já terminaram o ensino médio (1,8 milhão).
O estado com o maior número de inscrições é São Paulo, com 645.849, seguido de Minas Gerais (393.007) e Bahia (376.352). Esta edição do exame contará com 140 mil salas de prova, em cerca de 10 mil locais de aplicação, distribuídas em 1.753 municípios por todo o Brasil.
Desempenho escolar
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
A partir das notas, instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Com o desempenho no Enem, os estudantes também podem participar de processos seletivos em instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.