Durante a principal missa desta quinta-feira (12), no Santuário Nacional, o arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, se manifestou conta o aborto. Outro tema de críticas do sacerdote, durante o sermão, foi o desmatamento da Amazônia.
"O mundo olha para nós. Vamos plantar árvores. Nossa Senhora Aparecida é a senhora da vida. Por isso, hoje nós dizemos sim à vida, não ao aborto. Sim à vida. Sim à vida e não ao desmatamento. Não. A essa atitude de depredação da Mãe Terra", afirmou.
Pela legislação brasileira, o aborto é permitido em três casos, se praticado por médico: gravidez decorrente de um estupro, risco à vida da gestante e anencefalia do feto.
Ainda durante a fala no Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Dom Orlando Brandes também clamou, de acordo com o G1, por igualdade social.
"Se houver justiça, vai diminuir a fome. Se houver justiça, diminuir as desigualdades sociais, se houver justiça, não haverá tanta exclusão. Se houver justiça, o narcotráfico fica ou não vai dominar e a violência também não. Por quê? Porque é a Justiça que vai vencer todos esses males".