Mais de 33 milhões de aposentados, pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem a partir desta segunda (03), a segunda parcela do 13º salário. Este pagamento, que começou no final de maio de 2024, é uma continuação da política de antecipação dos benefícios que vem sendo adotada nos últimos anos. Esta iniciativa é particularmente significativa, considerando o cenário econômico atual, marcado por desafios e incertezas.
Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a injeção de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, referente à competência de maio e que está sendo paga entre o fim de meio e o início de junho. O restante correspondeu à primeira parcela, da competência de abril, paga no fim de abril e início de maio.
A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.
O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício.