Brasil

Após reação de delegados, PF muda regra sobre informações em pedido de reforços para operações

Delegados alegaram que isso poderia facilitar vazamentos.

NULL
NULL

Resultado de imagem para Após reação de delegados, PF muda regra sobre informações em pedido de reforços para operações

A Polícia Federal reformulou uma regra interna, recém-comunicada dentro da corporação, após delegados alegarem que o procedimento poderia facilitar vazamento de informações.

A regra determinava que superintendentes da PF, ao solicitarem policiais de outros estados para reforçar uma operação prestes a ser deflagrada, registrassem o número do inquérito em um sistema que está em fase de testes. Antes, esse pedido era feito sem a necessidade de colocar o numero do inquérito no sistema. O ofício com a determinação foi revelado pelo site O Antagonista e confirmado pela TV Globo.

A obrigação de registrar o número do inquérito gerou forte reação dentre da PF. Além do risco de facilitar vazamento de informações, delegados ouvidos reservadamente pela reportagem apontaram outro problema: disseram que, se a regra vigorasse, delegados com "senha master", uma senha mais ampla, poderiam ter acesso até mesmo a inquéritos sob sigilo.

Nos bastidores, os delegados disseram que se preocupavam com a compartimentação das investigações. Compartimentação quer dizer a manutenção de informações de uma investigação restritas a poucas pessoas, não colocá-las em sistemas ou expô-las para um setor inteiro ter acesso. Essa é uma forma de preservar os trabalhos de possíveis vazamentos.

Fonte: G1 // AO