Após o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff (PT) durante a cerimônia de posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil, onde a petista criticou a atuação do juiz Sérgio Moro, os juízes federais de vários estados realizaram um ato pela independência do Poder Judiciário.
“Manifestamos nosso total apoio à independência judicial do juiz federal Sérgio Moro e de todos os magistrados federais que atuam nos processos da Operação Lava Jato. A construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente. Isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente fundamentados no ordenamento jurídico”, diz nota enviada à imprensa.
Os juízes afirmam que a categoria está vigilante “a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios que não os estabelecidos na ordem jurídica e rechaçamos com veemência qualquer ameaça dirigida a membros do Poder Judiciário. O sistema judicial prevê o modo como as decisões dos juízes podem ser impugnadas e modificadas”.
Foto: Reprodução/Agencia Brasil