Brasil

Anac começa a retirar aviões que ficaram ilhados do aeroporto de Porto Alegre

Na primeira fase da operação, está prevista a remoção de nove dos 47 aviões 

Divulgação | Mauricio Tonetto | Secom
Divulgação | Mauricio Tonetto | Secom

A Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, iniciou, neste domingo (9) a retirada das aeronaves que ficaram ilhadas no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), após as enchentes que atingiram o estado. Na primeira fase da operação, está prevista a remoção de nove dos 47 aviões. 

De acordo com a Anac, os procedimentos acontecem com o apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), dos operadores de voos e da Fraport Brasil, concessionária que administra o Salgado Filho. Para a operação ocorrer sem acidentes, as remoções são realizadas em horários predefinidos, com o auxílio do serviço de tráfego aéreo. Pousos e decolagens permanecem suspensos no aeroporto da capital gaúcha.

A operação para remover as aeronaves ocorre "em caráter excepcional" e "não permite a liberação do aeroporto para voos comerciais com passageiros", reforçou a Anac. O terminal Salgado Filho teve suas operações suspensas no dia 3 de maio e ainda não há uma data definida para a reabertura do aeroporto. A previsão de retomada é para dezembro, mas sem uma definição formal.