Brasil

Alckmin e Doria anunciam integração do ensino municipal e estadual

Redes de ensino terá calendário único e compartilhamento de espaços

NULL
NULL

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB), anunciaram uma parceria para unificar o sistema de ensino estadual e municipal. Com a parceria, as redes de educação básica terão organização conjunta, com adoção de calendário único, integração do programa pedagógico e compartilhamento de espaços ociosos de salas de aula. O acordo foi anunciado pelo governador e pelo prefeito em uma coletiva sem a presença dos secretários da Educação.

Atualmente, as escolas estaduais já usam o material pedagógico desenvolvido na Prefeitura para os alunos do ciclo inicial. As discussões sobre uma agenda comum para as duas redes de ensino começaram desde o período de transição na prefeitura.

Além da parceria pedagógica, o grupo de trabalho com representantes das duas secretarias estudaram a viabilidade de apresentar propostas de viabilidade sobre ações de integração dos sistemas de transporte escolar, e ações conjuntas para ampliação de ofertas de vagas de educação profissional em São Paulo, além de alternativas de cooperação para a ampliação do número de vagas em creches.

Em 2015, o governo de São Paulo tentou realizar uma reorganização da rede estadual de educação, com o fechamento de algumas escolas. A decisão levou a uma série de ocupações em mais de 200 escolas estaduais. À época, a Secretaria de Educação queria dividir as escolas por ciclo e idade, fechar 92 unidades e transferir mais de 300 mil alunos. A decisão foi revogada após a ocupação das escolas.

Reprodução/O Globo