Uma ação criminosa contra agências do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, teve registro de tiros e explosões durante a madrugada desta quinta-feira (2). Um homem chegou a ser alvejado. Para dificultar a chegada da polícia, um ônibus com trabalhadores foi interceptado e atravessado na antiga BR-101, paralela a Avenida Getúlio Vargas, onde ficam as agências.
O coletivo seguia para o Porto de Suape, segundo a polícia, quando foi abordado pelos bandidos. A informação inicial é de que os trabalhadores foram obrigados a descer. Informações iniciais da polícia dão conta de que os bandidos teriam feito reféns, porém ainda não há detalhes sobre quem e quantos.
Um homem que passava de carro pelo local também teria sido abordado pelos bandidos, mas ele teria se recusado a parar e acabou levando um tiro na perna. Ele foi socorrido para uma unidade municipal de saúde e transferido para o Hospital Dom Hélder, também no Cabo, mas ainda não há detalhes do estado de saúde.
Três bancos estavam com as vidraças quebradas na manhã desta quinta: Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica. Segundo a polícia, há registro de explosão de caixa eletrônico em ao menos duas das agências. Em frente ao banco Itaú, foram encontrados blocos nesta manhã, que provavelmente são explosivos.
Os bancos ficam também próximos à sede da Defesa Social do município, onde ficam guardas municipais. O relato dos profissionais é de que a quadrilha fez diversos disparos contra o edifício, impedindo a saída dos que estavam de plantão.
A ação aconteceu por volta das 3h30. Vídeos enviados para o WhatsApp da TV Globo mostram o som de tiros durante a madrugada. A informação inicial é de que a investida criminosa durou por volta de uma hora e o grupo fugiu em direção à Escada, na Mata Sul do estado, pela BR-101.
Mais crimes
Também na madrugada desta quinta-feira (2), bandidos explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil localizado no Centro de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte. Segundo a PM, a quadrilha chegou atirando contra o destacamento policial da cidade.
Em janeiro deste ano, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco divulgou um balanço das ações criminosas praticadas contra instituições financeiras em 2016. O documento mostra que ocorreram, entre janeiro e dezembro, 346 casos de violência em 56 dos 184 municípios pernambucanos. Isso equivale a 30,43% do total de cidades.
O levantamento aponta para 250 arrombamentos e explosões, sendo 176 em locais como mercados e postos de gasolina. O documento aponta, ainda, que o Agreste foi a área mais atingida pelas ações. Ao todo, 29 cidades que registraram ações violentas ficam na região. Isso significa 51% do universo afetado.
Em seguida, aparecem a Região Metropolitana do Recife e o Sertão, com nove cidades relacionadas a crimes em 2016, ou 9% do universo atingido. Na Zona da Mata, também foram nove municípios prejudicados.
Ataques orquestrados
Na madrugada do último dia 21, cerca de 30 bandidos fortemente armados assaltaram a transportadora de valores Brink's, na Zona Oeste do Recife. Na investida, houve explosões e tiroteio, com três policiais militares feridos. Segundo o comandante da PM, coronel Ivanildo Maranhão, os criminosos conseguiram levar a quantia que estava no cofre, mas o valor não foi informado.
O grupo fez cinco pontos de bloqueios para facilitar a ação crimonosa, um na Ponte do Jiquiá, na Avenida José Rufino com a Rua São Miguel, outro no cruzamento com a Avenida Recife, onde deixaram um carro queimado pouco antes do Viaduto Ulisses Guimarães, um ponto no viaduto e outro logo após ele. O último bloqueio foi formado na Avenida Recife próximo ao Conjunto Habitacional Ignêz Andreazza.
De acordo com a Polícia Civil, ao todo, foram queimados sete veículos nos bloqueios. Os bandidos abandoranam, em cima do Viaduto Ulisses Guimarães, um dos veículos utilizados durante a investida criminosa. O carro blindado foi pintado de preto e a placa retirada para dificultar a identificação. A Avenida Recife, uma das principais vias da Zona Oeste, chegou a ser interditada no sentido Zona Sul.
Reprodução: G1