Filipe Vieira, presidente do Procon/BA
A PROCONSBRASIL evita reajustes de planos de saúde por 120 dias, ou seja, não haverá reajuste esse ano.A informação é do presidente da PROCONSBRASIL, Filipe Vieira, que é também presidente do Procon/BA.
Em face das ações da PROCONSBRASIL, a 16ª Reunião Extraordinária de Diretoria Colegiada, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, nesta sexta-feira (21/08), que está suspensa, por 120 dias, a aplicação de reajustes aos contratos de planos de saúde.
O não reajuste é para todos os tipos de plano: individual/familiar e coletivos – por adesão e empresariais. A suspensão terá início em setembro e será válida para reajustes anuais e por mudança de faixa etária dos planos de assistência médica e exclusivamente odontológica.
A proposta foi aprovada com quatro votos a favor da proposta (Diretorias de Normas e Habilitação dos Produtos, de Normas e Habilitação das Operadoras, de Fiscalização e de Gestão) e uma abstenção (Diretoria de Desenvolvimento Setorial).
Haverá aferição e incorporação de impactos a posteriori, bem como, a forma de recomposição dos reajustes para manutenção do equilíbrio dos contratos de planos de saúde .
Por Albberval Figueiredo
Jornalista