Os ataques criminosos que atingem o Ceará continuaram pela sexta noite seguida. Ônibus foram incendiados na capital e nos municípios de Maranguape e Aracati, na Grande Fortaleza, na noite desta segunda-feira (7). O carro de uma autoescola também foi queimado e um homem ficou ferido. Na madrugada desta terça-feira (8), foi registrada uma explosão em uma ponte no município de Caucaia, na Região Metropolitana.
Desde quarta-feira (2), ocorreram 159 ações contra coletivos, prédios públicos, comércios e agências bancária no estado e 148 pessoas foram detidas.
Em Fortaleza, dois ônibus foram incendiados na Grande Messejana na noite de segunda. O primeiro caso aconteceu por volta das 21h, no Bairro Pedras. Já o segundo caso foi às 22h, na Rua Joaquim Machado, no Bairro Parque Itamary. Não há informações sobre feridos.
Na cidade Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, um micro-ônibus que fazia a linha Pau Serrado/Tabatinga foi incendiado durante a noite, na rodovia CE-065. O trânsito no local ficou congestionado. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos fugiram.
Em Aracati, um ônibus foi incendiado próximo à rodoviária, localizada na Rua Coronel Alexandrino, na noite desta segunda. O fogo teve início por volta das 23h, quando moradores chamaram o Corpo de Bombeiros. O veículo ficou destruído.
Em Fortaleza, o carro de uma autoescola também foi incendiado. O instrutor, que estava no veículo, teve queimaduras e foi levado para um hospital.
Por conta dos ataques contra ônibus ocorridos em Fortaleza, empresas de transporte urbano recolheram os coletivos durante a madrugada desta terça-feira. O Sindiônibus havia informado, na noite de segunda, que a frota de ônibus de Fortaleza deve circular com 100% dos veículos desde as primeiras horas da manhã desta terça.
Na madrugada de terça, segundo a Polícia Militar, criminosos explodiram uma bomba na Ponte dos Tapebas, situada na BR-222, no município de Caucaia. O ataque ocorreu por volta das 2 horas e danificou parte da estrutura.
Devido à onda de violência, a Força Nacional foi chamada para reforçar a segurança e começou a atuar nas ruas na noite de sábado (5). Na segunda, lojas foram fechadas na Grande Fortaleza após ameaça de criminosos, e o governo do Ceará anunciou que mais 200 agentes da tropa federal chegarão ao estado.
G1 // AO